(84) 3082-1871 / 3222-8231 / 3201-3807

Vacina 13 Valente

Doença

O Streptococcus pneumoniae (Pneumococo) é a causa mais comum de infecção invasiva em crianças e idosos (bacteremia, pneumonia com bacteremia, sepse e meningite).
A doença pneumocócica ocorre principalmente sob a forma de infecção secundária a viroses do trato respiratório superior (Gripes e Resfriados), sendo mais prevalente no inverno e primavera, possivelmente por causa da maior incidência das doenças respiratórias virais neste período.
O atual interesse pelas vacinas anti-pneumocócicas justifica-se pela freqüência das doenças invasivas e não-invasivas causadas pelo pneumococo e pela resistência aumentada e crescente deste agente aos antimicrobianos usuais.

Composição

Vacina contendo antígenos capsulares de 13 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (Pneumococo), conjugados com proteína atóxica diftérica, altamente purificada.

Eficácia

Estima-se uma proteção para doença invasiva em torno de 65%.

Indicações

* Vacinação universal de crianças de 2 a 24 meses de idade 
* Entre 2 e 5 anos também poderá ser administrada se a criança for usuária de creche ou estiver em situação de risco aumentado (imunocompetentes, com doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, diabetes melito, cirrose hepática, fístula liquórica, asplenia congênita ou adquirida, hemoglobinopatias, imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive HIV+ (assintomático ou com AIDS)
* Não usar acima de 9 anos.

Contra-indicações

* História de anafilaxia a dose anterior da vacina ou seus componentes (látex, toxóide diftérico)
* Deve ser adiada no caso de infecções agudas febris

Esquema

O esquema varia com a idade:
* Abaixo de 7 meses - Uma dose aos 2, 4 e 6 meses e um reforço aos 15 meses de vida
* Entre 7 e 11 meses - 2 doses são necessárias, com intervalo de 4 semanas e um reforço aos 15 meses de vida
* Entre 12 e 23 meses - 2 doses com intervalo de 4 semanas
* Acima de 2 anos (até 9 anos de idade) - dose única

Doses

Administrar 0,5 ml, por via intramuscular.

Reação

Reações locais como dor e edema são as mais comuns. 
Febre também pode ocorrer nas primeiras 48 horas.

Considerações

Para as crianças de 24 a 59 meses de idade, de alto risco para doença pneumocócica e que já tenham recebido vacina polissacarídica previa- mente, recomenda-se que sejam imunizadas também com a vacina conjugada 13 valente. 
Recomendam-se duas doses com pelo menos dois meses de intervalo e pelo menos dois meses após a vacinação com a vacina polissacarídica.
Crianças de alto risco para doença pneumocócica, que tenham completado a série de vacinação com a vacina conjugada antes de 24 meses de idade, devem receber uma dose da vacina polissacarídica com dois anos de idade, com intervalo de pelo menos dois meses após a última dose da vacina conjugada.