Indicada para meninas entre 11 e 13 anos

Indicada para meninas entre 11 e 13 anos, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é a principal forma para se proteger do câncer do colo do útero. De acordo com os especialistas, foi determinada essa faixa etária para a vacinação por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imonológica.

Prevenção

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto - é a chamada transmissão vertical.

Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

 

Vacine-se na Rede AMI
3082-1871 / 3222-8231