i

Depois que sai do útero da mãe, todo tipo de exposição interfere diretamente na imunidade da criança. Estudos mostram,inclusive, que quanto mais “seguro” for o ambiente em que a criança cresce, mais fracas serão suas defesas – por isso, uma das dicas é expor a criança à vitamina S, a vitamina “da sujeira”.

Essa vitamina é produzida pelo corpo do bebê quando ele se expõe a situações de risco, como uma brincadeira na areia, por exemplo – ao perceber a ameaça, o corpo cria anticorpos e, da próxima vez que ele entrar nessa mesma situação, estará protegido.

No entanto, é importante que o bebê seja exposto gradualmente a esses riscos. No caso das mães, porém, a preocupação com os filhos é sempre muito grande. Segundo especialistas, é bom deixar um pouco a proteção de lado e deixar a criança em contato com a "sujeira caseira".

Por exemplo, quando o bebê ainda é pequeno, as mães se preocupam em lavar a mamadeira e a chupeta com água fervente para esterilizar o bico, porém, aos 3 meses, a criança já começa a desenvolver os dentinhos e a colocar tudo na boca, ou seja, a esterilização não é mais necessária – basta apenas lavar com água e sabão.